quarta-feira, 27 de maio de 2009

Agora Inês é morta


Significado: Quando se chega tarde a um compromisso.

Histórico: Inês de Castro era amante de D. Pedro I, antes do mesmo ser rei de Portugal. Ela era filha bastarda de um cavaleiro galego e tinha irmãos partidários da reanexação de Portugal pelo Reino de Espanha. Ao morrer a primeira esposa de D. Pedro, D. Afonso IV e seus vassalos passam a temer a influência da galega na vida política do futuro rei. Temendo pela independência de Portugal, D. Afonso IV manda matar Inês e seus três filhos com D. Pedro durante uma viagem do mesmo. Ao retornar, D. Pedro encontra sua amada Inês morta. Com a morte de D. Afonso IV, D. Pedro I assume o trono e coroa Inês, morta, sua rainha. O cadáver de Inês é colocado no trono e a realeza portuguesa é obrigada a beijar sua mão.

Nossas palavras: Essa história, contada por Camões no Canto III do livro "Os Lusíadas",ainda faz com que historiadores se debrucem sobre o caso, procurando indícios se houve ou não um casamento. Observamos que essa expressão é utilizada, por exemplo, para expressar a indignação ao se perder um ônibus ou quando uma ação não é mais possível de ser realizada. Hoje em dia, os jovens, utilizam expressões como "já era" que expressam esse mesmo sentido.

Um comentário:

  1. Nossa, essa é nova pra mim, nunca tinha ouvido falar... a proposito, parabéns pelo blog de vcs tudo mto bem feito, nunca pensei sobre a historia de como "nasceram" esses provérbios... to ate mais culto depois de ler os posts :P

    Abraço a tdos
    Nota Jóia pra vcs ;)

    ResponderExcluir