sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bem vindos!!!


Bem vindo ao Blog Na boca do povo!


Este blog é a concretização de uma proposta de trabalho interdisciplinar final da disciplina "Seminário Interdisciplinar III e V" do curso de Letras da Funedi/UEMG, cujo objetivo é propiciar a integração entre teoria e prática, com a finalidade de promover uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem utilizando o computador como ferramenta, já que a disciplina tem como tema as Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Nosso objetivo é ensinar um conteúdo dentro do campo das linguagens utilizando o Blog, pois acreditamos que essa é uma ferramenta pedagógica que pode trazer inúmeros benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. O blog pode ser um novo canal de comunicação para a educação, incentivando o convívio e a aprendizagem de novas tecnologias.

Na tentativa de unir ensino e linguagem, escolhemos o tema "Provérbios e ditados populares", que, por serem enunciados de origem popular e de cultura eminentemente oral, casam perfeitamente com outro tema estudado no curso de Letras: a Sociolinguística.

O ditado popular, como o próprio nome diz, é a expressão que através dos anos se mantém imutável, aplicando exemplos morais, filosóficos e religiosos. Os provérbios e os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura. Historiadores e escritores já tentaram descobrir a origem dos ditados populares, mas essa tarefa não é fácil. Se você tem curiosidade de saber a origem e o emprego de curiosas expressões populares, bons ventos o trazem aqui!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog de vocês!!! Este tema é muito interessante pois revela o saber popular e a suas culturas. A abordagem desse tema, presente no blog, foi criativa e interessante. Estou orgulhosa de todas vocês: Geani Guimarães (mãe da Gillienne

    ResponderExcluir