sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bons ventos o trazem


Significado: Seja bem vindo. Quando recebemos uma visita esperada, temos um encontro agradával ou quando quem esperamos fez boa viagem, dizemos que foram os bons ventos que o trouxeram até nós

Histórico: Esta frase foi uma saudação do prefeito do Distrito Federal (Rio de Janeiro) a Alberto Santos Dumont quando este desembarcou no Brasil.

Nossas palavras: O vento, ou seja, o ar em movimento, tem a capacidade de deslocar com ele diversos objetos. O vento desenvolveu um papel muito importante na história da humanidade, pois houve época, como a dos grandes descobrimentos, em que as embarcações dependiam unicamente do vento para se mover. Ele foi muito utilizado também para movimentar moinhos e foi essencial na aviação. No caso de Santos Dumont, aeronauta e inventor brasileiro, essa expressão foi muito adequada, pois ele é considerado o inventor do avião e o pai da aviação. Esse ditado popular é a prova de um dos grandes fundamentos ensinados pela Sociolinguística: a de que a linguagem representa a forma mais alta de uma faculdade que é inerente à condição humana - a faculdade de simbolizar.

Um comentário:

  1. Que blog legal, meninas!!!! Nunca tinha pensado na origem dos ditados populares... Tem tudo a ver mesmo. Parabéns pela iniciativa, adorei as fotos e as explicações.
    Rosimeire (tia da Gil)

    ResponderExcluir