sábado, 9 de maio de 2009

Onde Judas perdeu as botas


Significado:
Lugar longe, distante, inacessível.

Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber certa quantia em dinheiro, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar, enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E o dinheiro não foi encontrado com ele. Logo, os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí para frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.

Nossas palavras: Atualmente, existem variações dessa expressão. Quando se deseja dizer que um local é ainda mais distante, costuma-se trocar "botas" por "meias" ou até mesmo por "cueca". Essa expressão popular é antiga e, apesar de suas variações, continua sendo muito utilizada atualmente, tanto por pessoas mais velhas quanto por jovens. É a prova de que os ditados populares resistem ao tempo, sendo passados de geração a geração. Da mesma forma, a linguagem oral prevalesce em todas as culturas, embora esteja em constante mudança e variação. No entanto, não é a língua que muda com o tempo, são os falantes que, em sociedade, mudam a língua.

Um comentário:

  1. haha...essa foto ta muito boa! "Onde Judas perdeu as botas" realmente ta "Na Boca do Povo". Esse provérbio é sempre repetido, e todo mundo entende! Mas me conta aqui, onde será q Judas perdeu as meias entao? piorou...haha

    ResponderExcluir